In memoriam

João Faria Gomes Oliveira

Nasceu a 14 de Maio de 1951 em Gondifelos no concelho de Vila Nova de Famalicão, onde fez a instrução primária, continuando os estudos no Liceu de Braga tendo mais tarde se licenciado em Engenharia mecânica em Coimbra.

Enquanto académico em Coimbra integrou a "Real República Corsários das Ilhas" tendo recebido o nome de «Aka Trenco» (Set. de 1972 a Set de 1975). Orgulhava-se de ter sido recebido nesta República depois de um período de convivência como comensal e mais tarde depois de votado como estagiário só tendo sido recebido como Corsário Republicano ao fim de um ano.
Esta República era anti-praxe desde 1969 o que lhe era agradável por considerar a praxe como uma vaidade, tal como mais tarde, já como Maçom classificava algumas práticas semelhantes.

Foi iniciado na GLRP em 1992, na Loja Porto do Graal nº 2, em Oeiras, que ao tempo praticava o Rito Francês.

Tendo sido um dos impulsionadores da descentralização da Maçonaria ajudando a levar Lojas para o norte do Pais, foi peticionário da Loja Rei Salomão n.º 25 a Or de Aveiro a qual pratica o REAA, onde se manteve como membro efectivo até ao fim da sua vida.

- Foi Grande Oficial da GLRP.

Nos Altos Graus do REAA, foi investido no grau 33º em 12 de Junho de 1996.

Faleceu em Coimbra no dia 10 de Agosto de 2010.